CMDCA - Quarta-feira, 27 de Setembro de 2023

CAPACITAÇÃO ELEIÇÃO DE CONSELHO TUTELAR

COMISSÃO ESPECIAL DO CMDCA, PRESIDENTES, MESÁRIOS E SECRETÁRIOS

CAPACITAÇÃO ELEIÇÃO DE CONSELHO TUTELAR

Na data de 26/09/2023 tivemos a capacitação da Justiça Eleitoral  na Camara Municipa de Itapeva as 13h com os municipios que farão uso das urnas eletrônicas e Buri se dúvida alguma esteve presente.

A capacitação de mesários para a eleição do Conselho Tutelar é fundamental para garantir a transparência, eficiência e lisura do processo eleitoral. Os mesários são responsáveis por auxiliar na organização e condução da votação, além de garantir o cumprimento das normas estabelecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Toda organização das Eleiçoes estão sendo realizadas pelo CMDCA (Conselho Municipal da CRiança e Adolescente).

A capacitação dos mesários deve abranger diversos aspectos, como:

1. Orientações sobre o funcionamento do processo eleitoral, incluindo a abertura e fechamento da seção eleitoral, a identificação dos eleitores, o uso da urna eletrônica (se houver), a conferência dos votos, entre outros procedimentos.
  2. Treinamento sobre o papel e atribuições do Conselho Tutelar, para que os mesários possam esclarecer dúvidas dos eleitores e transmitir informações corretas durante a votação.
  3. Noções básicas de atendimento ao público, para que os mesários possam lidar de forma adequada e respeitosa com os eleitores, garantindo um ambiente tranquilo e seguro durante a votação.
  4. Treinamento prático, com simulações de situações que possam ocorrer durante a votação, como a identificação de eleitores com documentos irregulares ou a necessidade de solicitar a presença de um fiscal para resolver algum problema.

Canal de dúvidas a respeito da eleição podem fazer contato pelo telefone (15)996524579

Renata Rossi Ribeiro dos Santos

Presidente do CMDCA